segunda-feira, 6 de julho de 2009

Caesar's Salad

Cozinhar para mim sempre foi fácil e bem divertido, sempre tive como hobby ler varias receitas do mesmo prato e usar o melhor de cada para criar uma refeição mais completa e saborosa. Receitas "complicadas" nunca tiveram minha simpatia, gosto das coisas simples, bem feitas e saborosas.

A primeira receita que vou colocar aqui, é de uma salada muito famosa, a
Caesar's Salad, existem inúmeras receitas dela, fiz algumas modificações que nem sei mais se pode levar esse nome.
Digo isso porquê acrescentei mais frango, coloquei outros ingredientes, mas a simplicidade no preparo continua, bem... a receita é essa:


Ingredientes:

  • 1 maço de alface americana
  • 8 fatias de pão de forma, sem casca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de creme de leite, fresco
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado
  • 3 a 4 pedaços de tomate seco
  • ½ xícara (chá ) de azeite
  • 3 dente de alho triturado e sem casca
  • suco de 1 limão
  • Pimenta do reino branca
  • Noz moscada ralada
  • 1 peito de frango pequeno refogado e desfiado

Então.. misture o creme de leite, maionese, queijo parmesão, azeite, o alho, o limão, pimenta, a noz moscada e *1/4 de xícara de caldo de frango, pode ser no liquidificador ou a mão(eu prefiro)
enquanto o creme pega sabor, refogue o frango e desfie*(se sobrar caldo de frango do refogado reserve) junte o frango aos poucos no creme, deve ficar um creme bem grosso e não uma pasta, reserve.

Agora fazendo os croutons (não passam de torradas cortadas em cubos) é muito simples, corte as fatias de pão de forma em cubos, se for pão com casca
tira elas rapidinho, numa frigideira bem quente coloque a manteiga e frite os cubos de pão ate ficarem crocantes por fora, a dica é misturar um fio de azeite para nao queimar a manteiga na hora de dourar o pão.


A parte de montar é a mais simples de todas, no local onde irá servir(bandeja, pote, bold) vá intercalando camadas de alface, creme e torrada e misturando tudo, agora com todo carinho para não quebrar as torradas, deixe um pouco de torrada para decorar no final, uma pitada de pimenta branca e noz moscada moídas na hora, e pedaços de tomate seco cortados vai dar um toque muito especial na sua salada.


Como sempre achei, pra quem gosta cozinhar é uma bela diversão e onde a imaginação rola solta, essa é uma receita base, pode rolar inúmeras combinações de ingredientes dependendo do gosto, colocando mais alho, mais pimenta mais queijo ou ate outro tipo de queijo(trocando a maionese por um cream cheese) no lugar do limão colocar um cálice de vinho branco ou conhaque.

Na minha cabeça não existe certo ou errado na cozinha, nada mais é que uma questão de gostos, como me disse uma amiga, " O que é bom para mim, não necessariamente é bom para você".

Uma ultima observação, essa é não é uma salada qualquer, quando modifiquei a receita, tive a intenção de fazer um prato unico, isto é, ela já é uma refeição por si só. Acreditem...

Até a proxima.

3 comentários:

That_ta disse...

A amiga já comeu! E recomenda!

That_ta disse...

Amiga já comeu e recomenda!

Vicks disse...

Hummm... vou providenciar os ingredientes... suggggaaaaa!!! rs Rafa, vc é um ótimo irmão, chef e amigo!! Beijundas!!!